Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
10:00:00
Gente Nossa
14:00:00
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

1º Pia Farroupilha Regional é de Guaporé

por Eduardo Cover Godinho

Felipe Amarante dos Santos, 11 anos, participou do concurso sobre a cultura do Rio Grande. O peão integra o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Os Desgarrados

Mais de 500 peões e prendas, dos quatro cantos do Rio Grande do Sul, participaram no feriado de 7 de Setembro – Proclamação da Independência do Brasil, do 33º Entrevero Cultural de Peões e a 51ª Ciranda Cultural de Prendas. Os gaúchos e gaúchas estavam na disputa dos títulos regionais e estaduais nas 30 regiões tradicionalistas. Em Guaporé, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Os Desgarrados, fundado em 1988 e integrante da 11ª Região Tradicionalista (11ª RT), comemorou a participação das prendas Betina Bastian (Mirim), Eduarda Scorsatto Marcuzzo (Juvenil), e do peão Felipe Amarante dos Santos (Piá).

O trio, que contou o excelente trabalho dos diretores culturais Sabrina Rebelatto Lazzari e Leandro A. Zardo (Departamento Cultura), realizou as provas na Escola Estadual de Ensino Médio São Roque, em Carlos Barbosa. Todos os protocolos sanitários exigidos pelas autoridades governamentais foram rigorosamente seguidos. Felipe Amarante, 11 anos, destacou-se e, na categoria Piá Farroupilha, conquistou a primeira colocação regional.

Elenara Amarante, mãe de Felipe, parabenizou o empenho e a dedicação do filho durante o período de estudos e agradeceu todos os integrantes do CTG Os Desgarrados, em especial os diretores culturais pelo incentivo e apoio para a participação no concurso.

“Entre inseguranças e medos, tu meu guri, aceitou de peito aberto o desafio de representar a tua família do CTG. Mesmo com medo, sempre se dedicou a fazer o que era passado. Confesso que foi difícil segurar o coração quando soube do resultado. Quanto orgulho, meu filho. Quero muito agradecer ao Leandro e Sabrina. Sem palavras para vocês dois. Agradeço também a família do CTG Os Desgarrados que sempre esteve à disposição para apoiar”.

Emocionado, Leandro, em suas redes sociais, afirmou que o desenvolvimento das atividades culturais com as crianças e adolescentes poderiam gerar resultados magníficos. Porém, não esperava ser com tamanha rapidez. Ele parabenizou o trio, em especial Felipe Amarante pela conquista.

“... Che mas que falta de opção (brincadeiras à parte). Piá véio que chega como quem não quer nada, mas que no fundo sabe aonde vai chegar e que não se arreda por nada. Sem medo de ser feliz, agora curte teu momento como 1º Piá Farroupilha da 11ª RT e simbora pro Estado representar a família Os Desgarrados e a região”.

Além de Felipe, a prenda Eduarda Scorsatto Marcuzzo concluiu a 51º Ciranda Cultural de Prendas – Etapa Regional na 3ª colocação da 11ª RT. O CTG Os Desgarrados tem como patroa Geneci Bastian e vice-patrão Alex Pandolfo.

Posse e Estado

A posse dos novos peões e prendas da 11º RT acontecerá no dia 14 de setembro, na cidade de Garibaldi. Felipe Amarante, pela conquista do título de Piá Farroupilha da 11ª RT, será o representante do CTG Os Desgarrados e da regional no Entrevero Cultural de Peões em sua fase Estadual no mês de maio de 2022.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais