Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Caripaiguarás presente no Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo

por Eduardo Cover Godinho

Companhia de Artes de Guaporé foi convidada a participar da abertura e encerramento do evento

Guaporenses serão o primeiro grupo fora de Passo Fundo a abrirem e fecharam as apresentações no evento

A Companhia de Artes Caripaiguarás, de Guaporé, composta por 22 dançarinos, dois coordenadores e uma diretoria voluntária, será uma das entidades destaques em um dos maiores festivais de danças folclóricas do Brasil. Os guaporenses estarão presentes no XIII Festival Internacional de Folclore de Passo Fundo, que acontecerá de 12 a 20 de agosto, no Parque da Gare. A turma, com reconhecimento artístico e apresentações fora do país (Itália, Turquia e Coréia do Sul), foi convidada pelos organizadores a participar do evento. Esta será a primeira vez que um grupo fora da “Capital Nacional da Literatura” terá a honra mostrar seu talento na abertura e no encerramento do festival, durante todos os nove dias de apresentações artísticas.

Reconhecido internacionalmente, o Festival de Passo Fundo tem como tema principal de abertura a rememoração dos 150 anos do nascimento e 100 anos de morte de João Simões Lopes Neto. Fundada em 1999, a Cia de Artes Caripaiguarás, para as coreografias que irão abrilhantar o evento, contou com a colaboração de Jorge Rios e Raquel Pereira, do Baillar Centro de Danças. O trabalho de pesquisa organização, montagem e execução ficou a cargo do Grupo Timbre de Galo.

O Caripaiguarás, fundado por um grupo de jovens integrantes de um CTG, tem como principal objetivo difundir as etnias, em especial a cultura gaúcha, através da dança. O espetáculo do grupo guaporense, que é presidido por Cássio Zortéa, é uma mescla de culturas e apresenta em seu repertório danças folclóricas gaúchas, latinas, italianas, forró, samba, mambo, sapateados, salsa, integrando música, dança e teatro.

 

Apresentações

O evento, que tem a realização do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet, terá a participação de grupos do Brasil e do exterior. Entre eles, destacam-se: Asociación Folklórica Estampas Norteñas (Argentina); Grupo Real Artístico Alkuone (Bélgica); Estúdio de Dança e Arte Expressões (Bolívia); Ilha de Páscoa - Tumu Henua (Chile); Ballet Folclórico Internacional Sonia Gómez (Colômbia); WICI Song & Dance Theatre (Estados Unidos); Grupo Folclórico Brasil Central (Goiás); Grupo de danças folclóricas Inetnon Gef Pa'go (Guam); Grupo de Dança Mārupieši (Letônia); Orquestra Violas de São Gonçalo (Mato Grosso do Sul); Grupo Ballet Folklorico Fiesta Mexicana (México); Grupo de Danças Pasos Lejanos (Peru); Grupos de Danças e Músicas Médoune Thiam e Super Jamm e Afrika Show Music (Senegal); e CIA de Dança Popular Danzamérica (Uruguai). Além destes, CTGs de Passo Fundo e região também farão parte do Festival Internacional de Folclore.

O Festival é promovido pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo e Associação de Organizações de Festivais Folclóricos do Rio Grande do Sul (AOFFERS).

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais