Caripaiguarás é o Brasil em Festival de Dança na Hungria
São centenas de espetáculos apresentados, por diversos grupos folclóricos de todas as partes do mundo
Foto: Caripaiguarás
A Companhia de Artes Caripaiguarás, de Guaporé, vai estar participando de 7 a 16 de junho, do 24º Festival Internacional Cultural Danube Carnival, na cidade de Budapeste (Hungria). O evento, dentro dos festivais internacionais, é um dos mais importantes e com grande visibilidade. São centenas de espetáculos apresentados, por diversos grupos folclóricos de todas as partes do mundo, para o público em geral.
A delegação guaporense, composta por 25 pessoas, entre dançarinos, músicos e coordenadores, preparou ao longo dos últimos meses toda a parte coreográfica, músicas, figurinos e uniformes, para bem representar a “Capital da Hospitalidade” e o Brasil no festival. São apresentações das mais diversas manifestações artísticas com durações de 15 a 40 minutos, além de desfiles e passeios. O convite para estar na Hungria partiu da Federação Brasileira de Artes Popular (Febrarp) após os bons resultados obtidos nos festivais da Turquia em 2013, quando obteve o 5º lugar entre 14 grupos e melhor dançarino do evento e, na Coréia do Sul em 2015, 2º lugar entre 15 grupos.
“É com muito orgulho que mais uma vez o Caripaiguarás, que tem 19 anos de história, é convidado a representar Guaporé e o Brasil em festivais internacionais. Estivemos na Turquia e na Coréia do Sul mostrando o nosso talento. Agora chegou a hora de apresentamos a cultura do nosso Rio Grande e a arte através de outras manifestações artísticas na Hungria. Sabemos da responsabilidade, mas estamos preparados para dar o melhor nestes 10 dias”, disse Cássio Zortea, presidente e dançarino.
O Duna Karnéva, conforme destacou Zortéa, premiará os melhores grupos. O Caripaiguarás, assim como os demais, vão contar com 10 minutos para a apresentação que será avaliada por uma criteriosa comissão julgadora.
“Não somos favoritos, mas carregamos ‘nas costas’ o peso dos bons resultados nos outros festivais. Temos que manter a tradição conquistada. A expectativa dos organizadores é de apresentarmos coreografias muito boas, pela história do Caripaiguarás. Às vezes, até pela nossa rotina diária, não temos a noção da grandiosidade da nossa companhia perante os organizadores e apaixonados pela dança”, destacou.
Zortéa salienta que a Febrarp, com sede em Montenegro, é entidade representante e filiada para a América Latina, da Federação Internacional de Festivais de Dança (Fidaf), com sede em Cheonan/Coréia do Sul.
Central de Conteúdo/Rádio Aurora 107.1 FM
Rede Scalabriniana de Comunicação
Siga-nos no Instagram: @rdauroraguapore
Comentários