Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
05:00:00
Tá na Hora
07:00:00
 
 

Filme “Álcool na Adolescência” está sendo gravado em Guaporé

por Eduardo Cover Godinho

Produção é do Projeto “Cinema na Escola”. Roteiro e Direção estão a cargo do cineasta Ricardo Fagundes

O segundo filme da série “Cinema na Escola”, intitulado como “Álcool na Adolescência” está sendo gravado em Guaporé. As filmagens iniciaram no dia 25 de janeiro. As cenas acontecem na praça Vespasiano Corrêa e calçadas do entorno, no Morro do Cristo, na Casa de Cultura, no Trip Bar,no Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro e na Clinical Center.

O filme é realizado em regime de oficina com estudantes do ensino médio de escolas de Guaporé, Nova Prata e Protásio Alves, e aborda as causas e consequências comportamentais do consumo de álcool por adolescentes, através da linguagem cinematográfica de ficção. O gênero, segundo o Diretor Ricardo Fagundes, é uma excelente ferramenta de abordagem dos aspectos comportamentais do uso do álcool. Desde a falta de controle motor e atitudes inconvenientes até atitudes graves que não seriam tomadas caso o adolescente não tivesse ingerido a toxina alcoólica como o sexo inconsequente, uso de outras drogas, violência, direção de automóvel ou carona com quem bebeu, entre outras.

A produção conta com o apoio do Poder Público de Guaporé, Corpo de Bombeiros, Escola Estadual Frei Caneca, RGA Estúdio, Trip Bar, Adega Bar, GabiCar, Foppa Guincho, Clinical Center e Rádio Aurora. O Centro de Estudos em Álcool e Drogas do Hospital de Clínicas em Porto Alegre, colaborará com informações sobre a ação do álcool no cérebro e o porquê da perda da percepção de risco e bom senso quando há a ingestão de bebida alcoólica.

“É um projeto educacional que estou batalhando há tempos. Acredito que o audiovisual provoca maior atenção dos estudantes dentro das salas de aula. Tivemos uma experiência maravilhosa com o curta metragem “Sua Vida, Nossa Vida”. Esperamos que com este, com maior experiência de todos os envolvidos, possamos levar a mensagem dos malefícios causados pelas drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, mais adiante”, destaca Ricardo Fagundes, diretor e roteirista.

O Projeto “Cinema na Escola” tem o apoio institucional do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP/RS) e produz filmes educacionais em regime de oficina com estudantes dos ensinos fundamental e médio. A distribuição é gratuita para as instituições educacionais cadastradas no site www.cinemanaescola.com.br. Segundo Fagundes, são mais de 400 educandários inscritos em todo o território gaúcho.

 

Sinopse do filme

Rafael conta uma parte de sua vida. Conta sobre uma época em que uma boa noitada era a principal coisa a se fazer, o grande objetivo de toda a sua turma. As gatinhas precisavam de todo o amor do mundo, mas não sem antes tomar uns bons copos de vodka! A alegria não tinha fim e nada podia detê-los. Mas Rafael nos mostra como descobriram que a vida podia sim, detê-los, e como ele tomou a decisão mais importante de sua vida!

 

Equipe do Projeto “Cinema na Escola”

Roteiro e Direção: Ricardo Fagundes

Preparação de Elenco: Juli Fochesatto

Direção Musical: Xyko Mestre

Alunos: Amanda Belotty, Ana Baccarin Ferreira, Bruna Cokes, Everton Girardi, Gabriel Nunes, Jonathan de Castro, Luiz Parisotto, Manu Pavoni, Maria Coelho, Matheus Miotto, Monique Belotty, Nataly Moraes, Renato César, Vitor Desengrini.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais