Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Tecnologia pretende conectar comunidades sem acesso à internet

por Ivan Sgarabotto

O sistema chamado VOJO possibilita a transmissão de informações sem precisar acessar a internet ou estar conectado a computadores

Foto: Divulgação

Uma tecnologia inovadora no Brasil pretende conectar comunidades sem acesso à internet por meio de celulares simples e até mesmo telefones públicos. O sistema chamado VOJO possibilita a transmissão de informações sem precisar acessar a internet ou estar conectado a computadores. Tudo isso, somente por meio de um número 0800. O projeto quer formar líderes comunitários em cinco capitais do país. Salvador vai sediar a primeira oficina, a primeira experiência na América do Sul.

O sistema nasce o anseio de dar voz para a população e, para isto, permite postagem em blogs e redes sociais por meio de celular básicos ou até mesmo de telefones públicos. Essa é uma ferramenta muito útil para comunidades indígenas, quilombolas, assentamentos rurais e outros. Com ela, a comunidade não precisa de mediação para fazer com que sua voz seja ouvida, o projeto vai à base da pirâmide social visando a democratização da comunicação.

O projeto, promovido pelo Instituto de Mídia Étnica (IME), com apoio da Fundação Ford, foi lançado nesta terça-feira, 28, na Bahia. Além de Salvador, líderes comunitários de outras quatro capitais brasileiras (São Luís, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo) terão oportunidade de aprender a utilizar o sistema que permite postagem de conteúdo utilizando aparelhos celulares simples mesmo sem acesso à Internet. Essa tecnologia foi criada por pesquisadores vinculados ao Media Lab do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT), prestigiada universidade dos Estados Unidos.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários