“Apadrinhe um migrante”
Conheça o projeto “Apadrinhe um migrante” – Rádio Aurora
Ao longo de toda a nossa história, aprendemos sobre povos migratórios em busca de uma nova oportunidade e um novo recomeço. Foi assim também com Italianos e Alemães que vieram para a nossa região em meados do ano de 1919. As migrações da história do ser humano, às vezes espontâneas e livres, outras vezes forçadas por fenômenos naturais ou pelos mesmos seres humanos por sua ganância e políticas opressoras dos Estados. Um exemplo recente são os povos venezuelanos que devido à situação política e financeira atual de seu país, cruzam fronteiras em busca de um recomeço.
O projeto “Apadrinhe um migrante ou uma família de migrantes” visa colaborar com estas pessoas e cada vez mais integrar o migrante na sociedade e também desenvolver a própria comunidade que o acolhe.
O Padre Anderson Hammes, coordenador do projeto, destaca que a campanha visa amenizar o sofrimento destas pessoas que aqui chegam, sozinhas ou com suas famílias, ajudando na sua inserção social e laboral neste novo lar. Além disso, promover a convivência humana, relações interpessoais com um espírito de fraternidade.
COMO APADRINHAR?
· Busque um quarto ou uma casa para que possa começar sua vida (podendo ajudar com aluguel);
· Ajude a encontrar um trabalho;
· Contate pessoas que possam auxiliar na inserção laboral do migrante;
· Incentive e mostre opções de empreendedorismo;
· Contribua com a integração do migrante na comunidade, apresente a cidade, os serviços públicos disponíveis, as opções culturais; · Ensine nosso idioma, nossa gastronomia;
· Apresente ao migrante sua igreja, sua associação ou seu sindicato;
· Aprenda com o migrante! É uma oportunidade única de conhecer outra cultura, estudar outro idioma, descobrir diferentes músicas, pratos típicos entre outros. Sobretudo, estreitar as relações humanas, enriquecer as comunidades e fazer a diferença na vida das pessoas.
QUEM PODE APADRINHAR?
· Igrejas
· Paróquias
· Capelas
· Famílias
· Empresas
· Associações
· Sindicatos
· E/ou qualquer pessoa que tenha a boa vontade de ajudar na construção de uma sociedade melhor
Informações sobre o projeto podem ser obtidas através do telefone da CIBAI Migrações (51) 9 9222 4481 ou no e-mail: cibaimigraçõ[email protected]
Conteúdo Rádio Sarandi
Comentários