Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Emater/Ascar apresenta plano Operativo e Planejamento em Guaporé

por Eduardo Cover Godinho

Trabalho realizado ao longo de 2017 foi mostrado durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Rural (COMDERG)

Reunião reuniu lideranças do setor primário na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais
Foto: Emater/RS-Ascar

Reunindo lideranças e representantes de entidades ligadas ao setor agropecuário, o Escritório de Guaporé da Emater/RS-Ascar apresentou, na quarta-feira, dia 18 de outubro na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), a avaliação do trabalho realizado ao longo do ano, através do Plano Operativo e o Planejamento para 2017. Com uma longa pauta de trabalho, o Conselho de Desenvolvimento Rural (Comderg), presidido pelo agricultor Valcir Buffon, abriu espaço para vários assuntos destacando-se o planejamento da Emater guaporense. O Comderg é um dos mais antigos Conselhos em funcionamento do Rio Grande do Sul, começando as atividades 19 de julho de 1984, através Decreto n.º 1.789/1984.

Neste ano, a Emater/RS-Ascar desenvolveu inúmeras ações envolvendo a atividade de bovinocultura de leite (uma das prioridades do município), crédito rural, armazenagem de grãos, fruticultura, apoio às políticas públicas municipais, agroindústria, turismo rural, irrigação, segurança e soberania alimentar e juventude rural. Ao longo do desenvolvimento do trabalho junto aos produtores rurais, foram observadas melhorias nas propriedades assistidas, com aumento de produtividade e na qualidade do leite, bem como no gerenciamento dos custos de produção.

“Estamos fazendo um grande esforço para fortalecer a cadeia produtiva do leite, através de visitas, capacitações e dias de campo, levando tecnologia com sustentabilidade. A chamada pública do leite contribui para aprofundarmos os trabalhos na área do leite, bem como verificarmos as questões de infraestrutura necessárias para o meio rural”, destacou Antonio Cesar Perin, Engenheiro Agrônomo da Emater/RS-Ascar Guaporé.

A equipe da Emater, coordenada pela extensionista rural Jane Pilot Barato, ao longo dos últimos anos, utilizando-se de práticas e metodologias participativas identificou os principais anseios das comunidades destacando-se: os aspectos de infraestrutura - estradas, internet e luz trifásica; além da produção de diferentes cadeias produtivas. Apontando para o ano de 2018, o município mantém as prioridades, reforçando o assessoramento de gestão, crédito rural, programa de Saúde Integral da Família e a armazenagem de grãos.

Para o técnico agrícola Tiago Olivera Figueredo os trabalhos serão feitos sempre com grandes parcerias, primeiramente com as famílias, com a sociedade como Prefeitura, STR, cooperativas, movimentos, comunidades, instituições financeiras, escolas, entidades, estado e suas políticas públicas.

“O debate contribuiu para a construção e aprovação do Plano Operativo do próximo ano, com a participação dos conselheiros e parceiros das 30 atividades planejadas pelo escritório municipal”, disse Figueredo.

O engenheiro agrônomo do núcleo de planejamento da Emater/RS-Ascar, Mauro Fernando Stein, participou da reunião onde fez observações a equipe municipal. Também se fez presente o Supervisor Regional da Emater Flávio Breda, que também teceu detalhes para o aprimoramento, qualificação e crescimento do setor primários.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários