Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
07:00:00
Conectado
09:00:00
 
 

Cookies e Política de Privacidade
A Tua Rádio utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Poder Executivo entrega convites para abertura da Colheita da Safra da Uva para autoridades do Executivo e Legislativo Gaúchos

por Eduardo Cover Godinho

Evento, que valoriza os produtores rurais, acontecerá no dia 28 de dezembro, às 15 horas, na Vinícola Scalco, localizada na Linha Félix da Cunha

A valorização dos produtores rurais, em especial aqueles que cultivam a uva e fazem de suas áreas particulares um espaço para a convivência e socialização com os visitantes, é uma das principais razões que levaram a Administração Municipal, através das secretarias da Agricultura e Turismo, Cultura e Esporte, a lançarem oficialmente no mês de dezembro a “Abertura Municipal da Colheita da Safra da Uva”. O evento, que contará com autoridades estaduais e regionais, acontecerá no dia 28, às 15 horas, na Vinícola Scalco.

Para marcar a data, o secretário de agricultura Edelvan Balbinotti, juntamente com o oficial de gabinete da secretaria Ericsson Dos Santos Prantz, esteve na Capital Gaúcha convidando autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo. Foram entregues convites para a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Silvana Covatti, Chefe de Gabinete da Casa Civil, Jonatan Bronstrup – que recebeu em nome do Governador Eduardo Leite, e para os deputados federal Osmar Terra (MDB) e estadual Elton Weber (PSB) e Carlos Burigo (MDB).

Para o secretário, o cultivo das mais variadas espécies de uva, com área plantada de aproximadamente 250 hectares – cerca de 60 produtores e 5 milhões de quilos colhidos por ano, diferencia-se das demais pela oportunidade de agregar valor, não só na transformação da fruta em vinho, suco, geleias, entre outros, como na apresentação da mesma e seu processo de plantio, colheita e produção para os turistas.

“É uma cultura que proporciona muito valor agregado. Guaporé ainda possui muitos traços da colonização italiana da Serra Gaúcha e a cadeia produtiva da uva, apesar de não ser a predominante, é considerável financeiramente e, mais recentemente, turisticamente. Vamos ganhar muito, inclusive com a efetivação do Trem dos Vales, e a presença dos turistas visitando nossas propriedades, agroindústrias e os estabelecimentos comerciais”, disse.

Além das autoridades políticas, o evento contará com representantes de entidades rurais, agricultores, secretários municipais, vereadores, entre outras pessoas envolvidas diretamente com o setor primário.

“Nossa meta, como Poder Público, é valorizar os agricultores e não apenas fazer assistencialismo com cedência de horas máquinas e arrumar estradas. Não vamos fazer um evento político, mas sim, de muita informação e conhecimento para os todos os presentes, com a participação de especialistas do setor do vinho”, afirmou Balbinotti.

A programação completa, conforme salientou o secretário da Agricultura, será divulgada nos próximos dias.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais