Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
12:10:00
No Ponto
14:00:00
 
 

Iniciada a segunda etapa campanha de vacinação contra a febre aftosa

por Eduardo Cover Godinho

Produtores rurais têm até o dia 30 de novembro para imunizar o rebanho de bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade

Até o dia 30 de novembro produtores devem imunizar o rebanho

Começou no dia primeiro de novembro a segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa no Rio Grande do Sul. Até o dia 30 deste mês, animais de zero a 24 meses devem receber a chamada dose de reforço. Ao todo, cinco milhões bovinos e bubalinos deverão ser imunizados no Estado. Em Guaporé, a Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA), que abrange também os municípios de Dois Lajeados e São Valentim do Sul, deve registrar a imunização de aproximadamente 10 mil cabeças.

Produtores enquadrados nos critérios do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) e Programa Estadual de Pecuária Familiar (PecFam) e que possuam até 30 animais, têm direito às doses gratuitas, doadas pela Secretaria Estadual da Agricultura. Os demais produtores que não se enquadram neste quesito, devem se dirigir às casas agropecuárias credenciadas e fazer a compra das doses da vacina, posteriormente apresentando as notas fiscais nas Inspetorias ou Escritórios de Defesa Agropecuária da SEAPA/RS, especificando a quantidade de animais vacinados, por categoria. O prazo máximo para apresentação da mesma é de 05 dias úteis após o término da campanha, caso contrário, serão autuados conforme determinação do Decreto Estadual n° 50.072/13 e terão sua propriedade interditada até que regularizem a vacinação

Para que nenhum produtor guaporense que se enquadra no Pronaf e PecFam deixe de receber as doses da vacina, a IDA, que está localizada na Rua Agilberto Maia, 788 – Sala 201, preparou um calendário (ver quadro) para a retirada das mesmas. Desde a última terça-feira, dia 3, até o dia 16 de novembro, os criadores de bovinos e bubalinos poderão passar, respeitando o cronograma, na sede da Inspetoria, munidos de isopor com gelo e com a documentação necessária para a retirada das doses. A IDA esta aberta das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h30min.

Central de Conteúdo Unidade Aurora

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais