Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

História

História da Rádio Aurora

Em Guaporé, RS, no ano de 1940, um grupo de pessoas constituiu a “Rádio sulina, a voz de Guaporé”: serviço de alto-falantes voltados para a praça da cidade. Os proprietários pertenciam ao partido PSD e transmitiam em horários predeterminados (terças, quintas, sábados à noite e domingos a tarde). O PTB ressentia isso e conseguiu adquirir dos irmãos Ioschpe de Passo Fundo, a concessão de uma rádio, chamada Rádio Sulina.

Assim, no dia 07 de setembro de 1951, a Rádio Sulina de Guaporé entrou no Ar.
A primeira transmissão foi feita por ocasião da parada cívica, realizada na praça Vespasiano Corrêa, no centro da cidade onde o speeker Orestes Camini falou aos ouvintes de toda a região. Por ser usada com fins políticos, com o passar do tempo, a Rádio Sulina começou a ter dificuldades financeiras. Os comerciantes eram do partido contrário e não colaboravam com a mesma. Passados 5 anos surgiu, então, a ideia de vendê-la. A primeira proposta foi feita à Congregação dos Padres Scalabrinianos. O fato teve boa acolhida junto aos padres, que viram na rádio um ótimo meio de apostolado e evangelização. O Vigário de Guaporé, Pe. Ângelo Corso, coadjuvado pelo Pe. Roberto Roncatto, comprou a emissora.

Porém, também ele encontrava muitas dificuldades em administrar. A energia elétrica era precária. Muitas vezes baixava voltagem e dificultava o funcionamento. Mais tarde foi comprado um gerador próprio a diesel, para a rádio poder funcionar. Transmitia somente durante o dia.

Com a compra da emissora, o Pe. Roberto Roncatto começou a chamar, não mais Rádio Sulina, mas de “Rádio Aurora”. Isso foi um ato ilegal, pois foi trocado de nome. O ministério das comunicações ficou sabendo desse nome, que não constava nas suas concessões, achando que seria uma rádio clandestina, mandou fechar a mesma e lacrar seus transmissores. Ficou lacrada por cerca de 3 meses. Era uma rádio de 100 watts. Foi então que o Pe. Giuseppe Corradin, scalabriniano, foi pessoalmente ao Rio de Janeiro resolver a questão. O mesmo conseguiu a liberação sem punição, alegando falta de conhecimento das leis, sem má intenção. Assim conseguiu a legalização com o nome de Rádio Aurora.

Em 1956 a rádio foi transferida do edifício “Cine Imperial” para as dependências do Salão paroquial, onde funcionava a Rádio Sonora. Até o ano de 1979, a Rádio Aurora Ltda era a única Emissora da Região. Após 40 anos de existência, em 1991, com a construção do Salão Paroquial, localizado na Av. Monsenhor Scalabrini, 777, a Rádio Aurora recebeu um espaço especial. Em 4 de julho de 1991, foram inaugurados os novos Estúdios. Em 1994 foram instalados 6.000 metros de cabo no sistema de transmissão; introduziu-se também o sistema de CDs e o sistema digital de produção de comerciais. Em 1995, a emissora foi informatizada. Nos dias 30 e 31 de agosto de 2002, foi feita uma Pesquisa de Audiência na cidade de Guaporé, resultando como Rádio Preferida a Rádio Aurora, com 58,94% de preferência.

Compilados os resultados, formou-se uma equipe para estudar a atual programação da emissora, elaborar uma nova programação e treinamento personalizado aos funcionários.

No dia 14 de julho de 2003, a Rádio Aurora leva ao ar oficialmente a nova programação, juntamente com a atualização de seu Sistema de Transmissão Informatizado, melhorando assim sua qualidade. Em outubro de 2002 a Rádio Aurora faz pedido a ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações, para o aumento de potência: de 1 kw para 2,5 kw diurno e de 0,25 para 0,50 noturno. Em data de 06 de agosto de 2003, recebe o parecer favorável.

Em 07 de setembro de 2004, data em que comemorou 53 anos de existência, a Rádio Aurora realizou o primeiro debate político da região, com os candidatos a Prefeito da cidade de Guaporé.

A Rádio Aurora AM, com seus estúdios localizados no centro da cidade, se orgulha em servir a comunidade guaporense e região, transmitindo informações, notícias, celebrações, mensagens religiosas, esportes, serviços de utilidade pública, entrevistas, entretenimento.

Dentro de um contexto de integração com a comunidade que atinge e, sem perder de vista o interesse nos acontecimentos cotidianos do Estado, Brasil e mundo, a emissora integrou-se à Rede Gaúcha Sat.

No dia 20 de agosto de 2012, a Rádio Aurora passa a fazer parte da RedeSul de Rádio, com um programação voltada ao jornalismo, a prestação de serviço, o entretenimento e a evangelização. A programação da RedeSul é gerada via satélite pela rádio São Francisco Sat de Caxias do Sul, para 12 emissoras, sendo assim, a maior rede de Rádios AM do interior do Rio Grande do Sul.

Com modernos equipamentos e transmissão digital, a Rádio Aurora continua se aprimorando na qualidade para estar cada vez mais próxima de seus ouvintes.

Aniversário da Rádio: 07 de setembro de 1951.

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.